sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Água, a nossa raridade

Estudiosos afirmam que em breve a água será causa principal de conflitos entre nações.Há sinais dessa tensão em áreas do planeta como Oriente Médio e África.E já o Brasil também sofre com falta de água em algumas cidades.
A situação e realmente preocupante,pois nos EUA por exemplo a população depende do abastecimento ate mesmo de neve derretida.
Se pensarmos que a falta de água é uma situação muito distante de nós,estamos completamente enganados,a cada dia a proporção de água sem tratamento aumenta em media 3,9% em alguns países.E o pior de tudo que junto com a falta de água cresce em dobro o desperdicidio dela.
A falta de água não e algo pra ser tratado amanhã,pois já é um problema atual e muito preocupante,precisamos tratar hoje,agora!

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Conscientização

Por que será que a palavra conscientização assusta pessoas do mundo todo? Será porque não sabem o que ela significa? Conscientização significa ter consciencia do que faz, consciencia do que acontece.

Conscientização da água, um assunto muito discutido nos dias de hoje mas que pouco fazemos que mude o que esta acontecendo.


Hoje em dia só de falarmos que a água pode acabar um dia, ficamos super preocupados, mas o que não vemos é que o problema está dentro de nossas casas, o problema somos nós e nosso pouco caso com a água. Não adianta colocar a culpa no vizinho pois fazemos o mesmo que ele e coisas bem piores que eles para que o problema com a água continue.


Pense !
Hoje em dia o tempo minímo de um banho é de 15 minutos. Se cada um de nós tomássemos banho em 10 minutos, pense o quanto de água estaríamos economizando.

Economizar água não é um sacrifício, é uma obrigação, pois quem usa essa água somos nós, o que faríamos se ela acabasse? Se cada um economizar um pouco em suas casas, ela nunca acabara, e não precisaremos ficar ouvindo sempre a mesma coisa, "a água do mundo vai acabar".



Autora:
Thamires C. B. Zagato


O ciclo

A água é a única substância que existe, em circunstâncias normais, em todos os três estados da matéria (sólido, líquido e gasoso) na Natureza. A coexistência destes três estados implica que existam transferências contínuas de água de um estado para outro; esta sequência fechada de fenômenos pelos quais a água passa do globo terrestre para a atmosfera é designado por ciclo hidrológico.

A água da evapotranspiração (nome cientifico dado ao vapor de água obtido da transpiração e da evaporação) atinge um certo nível da atmosfera em que ele se condensa, formando as nuvens. Nas nuvens, o vapor de água condensa-se formando gotículas, que permanecem em suspensão na atmosfera. Estas gotículas, sob certas condições, agregam-se formando gotas maiores que precipitam-se, ou seja, chove. A chuva pode seguir dois caminhos, ela pode infiltrar-se e formar um aquífero ou um lençol freático ou pode simplesmente escoar superficialmente até chegar a um rio, lago ou oceano, onde o ciclo continua.


Fonte: wikipedia